side-area-logo

Canadá inclue Brasil no programa de isenção de visto

No final de 2015 a imigração canadense divulgou o novo sistema de autorização eletrônica de viagens (eTA – Electronic Travel Authorization) que passará a vigorar a partir de 15 de março de 2016 e que contemplará cidadãos de países que hoje possuem isenção de visto para visitar o Canadá a Turismo, Negócios ou Estudos por até 24 semanas. Além dos cidadãos de países que já tinham a isenção, outros 4 países participariam do programa: Brasil, Romênia, Bulgária e México.

Essa informação foi amplamente divulgada e animou os brasileiros que pretendiam visitar o Canadá. A partir da data estipulada, brasileiros que hoje são obrigados a solicitar o visto, passariam a também fazer parte do programa de isenção de visto, tendo apenas a necessidade de solicitar o eTA, um processo muito mais simples do que o de obtenção do visto.

Muitas das notícias sobre o assunto deram erroneamente a entender que os brasileiros não precisariam de nenhum tipo de autorização para viajar ao Canadá, e/ou que todos os brasileiros seriam elegíveis ao programa eTA.

Entretanto, atenção!! Existem pré-requisitos que tornam o eTA elegível apenas a uma parte dos brasileiros. São elas:

  • Ter um visto americano válido;
  • Ter, ou ter tido um visto canadense aprovado nos últimos 10 anos.
  • Você pretende entrar no Canadá através de transporte aéreo.

Vale afirmar que mesmo com os pré-requisitos informados, o eTA poderá ou não ser emitido. O pedido de eTA também passará por uma avaliação. Se o solicitante teve algum visto negado para o Canadá, por exemplo, ele poderá não ser elegível a solicitação do eTA. Assim como não é eleigivel a quem pretende estudar por mais de 24 semanas. Nesse caso, é necessário que se faça a solicitação do visto de Estudante.

A data, apesar de estipulada, não traz certeza sobre a adição dos 4 países ao programa (Brasil, México, Romênia e Bulgária). Poucos dias antes de 15 de março de 2016, a data de início do programa, o consulado informou que a primeira etapa de implantação do eTA não contará com os cidadãos desses 4 países. Nesse primeiro momento, apenas os cidadãos de países que já possuem a isenção de visto participarão, devido à necessidade de avaliação técnica do novo sistema.

Ainda não há uma data definida para a adição dos 4 países, e nem a certeza de que eles serão adicionados ao programa. Por enquanto, se você tem planos para visitar o Canadá, a nossa orientação é que você solicite seu visto normalmente no consulado.

A notícia é boa, apesar de muita especulação sobre a possível retirada do Brasil do programa devido à sua atual situação política e econômica. Saiba mais aqui!

Recommend
Share
Tagged in
Leave a reply