Governo dos Estados Unidos passará a verificar redes sociais de seus visitantes e solicitantes de vistos

Diante dos últimos ataques e ameaças vindos da ISIS, grupo terrorista Islâmico, os Estados Unidos estão tomando providências rígidas para avaliar seus visitantes.

Desde o primeiro trimestre de 2015 os processos de solicitação de vistos estão sendo avaliados com maior critério. Consequentemente, mais vistos vêm sendo negados desde então, principalmente a solicitantes despreparados para o momento da entrevista, sem a documentação correta e/ou com formulário preenchido incorretamente e com respostas incoerentes.

Algumas novas medidas estão sendo adotadas pelos consulados para avaliar os solicitantes de entradas no país.

Os oficiais de imigração passarão a avaliar as redes sociais antes de emitirem um visto ou permitirem a entrada de um visitante, seja a turismo, negócios, trabalho ou estudo. Contas públicas do Twitter, Facebook, Instagram devem ser visitadas pelo Departamento de Segurança Nacional e outras autoridades de proteção.

“Nossos profissionais de reforço da lei e de inteligência estão constantemente monitorando postagens públicas, e isso é parte do processo de revisão do visto — pessoas estão investigando o que indivíduos disseram publicamente e eles serão questionados sobre quaisquer declarações que talvez tenham sido feitas”, afirmou Barack Obama, presidente dos Estados Unidos em entrevista coletiva.

Essa medida foi tomada por precaução, pois é possível utilizar meios de comunicações privadas entre terroristas por essas redes— e que também podem encontrar uma maneira de entrar no país com intenções duvidosas, mas pelos meios legais. “Nós temos que reconhecer que nenhum governo terá a capacidade de ler cada mensagem de texto ou e-mail ou rede social de todo mundo”, admitiu o presidente.

A tentativa é de encontrar o equilíbrio entre proteger os cidadãos, e manter a privacidade dos usuários de redes sociais.

Além dessa mudança, outros aspectos relacionados ao histórico de viagem dos solicitantes passarão a ser avaliado, mas esse é o tópico de nosso próximo post.

Recommend
Share
Tagged in
Leave a reply