side-area-logo

Mudanças no programa de isenção de visto Canadense para Brasileiros

Muito tem sido divulgado pela mídia quanto à isenção de visto para brasileiros que pretendem viajar ao Canadá por até 06 meses (24 semanas) com intenção de realizar estudos, turismo ou negócios.

A maioria dessas notícias possui informações incorretas e que podem confundir os solicitantes, além de não informar os requisitos mínimos necessários para ser elegível à eTA.

O consulado do Canadá em São Paulo informou essa semana que os brasileiros não estarão inclusos nessa primeira etapa da implementação do novo sistema da eTA (Electronic Travel Authorization). Essa exclusão tem algumas razões.

Cidadãos de países que já possuíam a isenção de visto, mas não necessitavam de autorização de viagem, estarão inclusos na implementação do novo sistema de solicitação do eTA, que nessa primeira fase estará em adaptação técnica.

Somente após a conclusão dessa primeira etapa, os demais países anunciados em 2015 (México, Bulgária, Brasil e Romênia) poderão ou não ser inclusos no programa, mas não há data definida para isso.

Esse novo anúncio vem para alimentar a especulação de que o Brasil poderá ser excluído do programa. Essa hipótese é levantada diante da atual situação política e econômica pela qual o país está passando, e o grande número de pessoas com pretensão de imigrar ou imigrando ilegalmente para diversos países.

A orientação oficial do consulado é de que todos que pretendam viajar ao Canadá não aguardem o eTA para isso e façam a sua solicitação de visto normalmente, conforme comunicado que recebemos do Consulado Geral do Canadá em São Paulo:

“Por ora, cidadãos do Brasil necessitam de visto para ingresso no Canadá, à exceção dos residentes permanentes dos EUA (portadores de US  Alien registration, ‘green card’).

O eTA (Eletronic Travel Authorization) ainda não está disponível para cidadãos do Brasil. Há previsão de expansão do programa eTA para nacionais de alguns países, dentre eles o Brasil, entretanto não há uma data estimada para tal.

Até que seja oficialmente divulgada uma data confirmada de início da vigência do eTA aplicável a brasileiros atendidas certas condições, cidadãos do Brasil necessitam de visto para ingresso no Canadá, inclusive para trânsito (conexão de vôos).”

Se você quer saber mais sobre o novo sistema eTA Canadá clique aqui

Recommend
Share
Tagged in
Leave a reply